Frase célebre

"De poucas partidas aprendi tanto como da maioria de minhas derrotas." (J. R. Capablanca, ex-campeão mundial)

domingo, 12 de setembro de 2010

Navegação no site.

O encontro de hoje teve o resultado esperado, pois todo mundo voltou para casa sabendo, pelo menos um bom tanto, de notação algébrica. Agora, vocês têm a possibilidade de "estudar xadrez". Tanto na biblioteca do colégio, quanto na municipal, existem livros de xadrez que podem ser emprestados e que são muito importantes para o desenvolvimento de qualquer enxadrista. Não esperem que o professor lhes dê o livro na mão. Vão lá e procurem. Comecem pelo nível "iniciante", mesmo que talvez vocês já saibam o que está escrito lá, pois existem coisas que podem demorar para o enxadrista ver na prática, e os livros aceleram este processo. "O melhor treinador de um enxadrista é ele mesmo", como já dizia o grande mestre Tigram Petrossian. Além dos livros, há muito conteúdo enxadrístico na internet. Nessa nossa página, no menu à esquerda, vocês encontram itens com conteúdo enxadrístico também. No item Princípios, Regras e Conduta estão os fundamentos que todo enxadrista deve saber, seja para o jogo, seja para o comportamento do enxadrista fora do tabuleiro. Na seção Aberturas, estão inseridos os princíos que devem ser seguidos nos primeiros lances de todas as partidas. Apresenta também, uma lista das aberturas mais conhecidas de xadrez, bem como seus lances caracterísiticos, que os enxadristas devem conhecer para poder acompanhar as análises das partidas dos mestres. No item Tática, vocês podem encontrar elementos que são usados para conseguir vantagem material ou posicional. O conhecimento destas "armadilhas" serve tanto para conseguir vantagem, quanto para evitar ficar em desvantagem, quando possibilita a visão de jogadas perdedoras. A seção Dicas e Conselhos tem uma extensa lista de considerações para o enxadrista refletir. Muitas delas o iniciante não conseguirá entender o significado, mas estas vão ficando mais clara com o passar do tempo.
Conhecer a história do jogo é uma motivação a mais no xadrez. Apreciar as lutas que ocorreram em encontros pelo Campeonato Mundial são um privilégio de quem busca esta outra faceta do xadrez. No item Campeões Mundiais estão apresentadas as fotos dos jogadores que foram os melhores em sua época. Suas biografias serão periodicamente apresentadas na seção Personalidades, presente na barra lateral direita do site.
O item Enxadristas e rating local é o espaço para as informações dos jogadores do nosso grupo. Nesse espaço estará sempre a listagem de rating (no momento não há jogadores com rating, porque ainda não foi realizado nenhum torneio), bem como a classificação final de torneios. A seção Benefícios do xadrez escolar contém um texto adaptado da minha Monografia da graduação, onde constam os motivos para a realização de um trabalho como este que estamos efetuando. O item Glossário é um dicionário de termos enxadrísticos. Se você estiver lendo um texto ou livro de xadrez e aparecer alguma palavra que você não saiba o significado, é bem provável que você a encontre nesta seção.
Para o próximo encontro, quero lembrar mais uma vez a todos para que levem caneta/lápis e caderno para as anotações, que serão obrigatórias a partir de agora. Além disso, ficarei muito feliz se for surpreendido por algum aluno dedicado, que estiver lendo um livro de xadrez.
Até o próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário