Frase célebre

"De poucas partidas aprendi tanto como da maioria de minhas derrotas." (J. R. Capablanca, ex-campeão mundial)

sábado, 11 de dezembro de 2010

Balanço Final de 2010

   O ano de 2010 terminou para o nosso grupo de xadrez. Pretendo recomeçar os encontros em 2011, no retorno das aulas. De qualquer forma, não deixem de jogar nestas férias, seja contra algum colega ou familiar, seja contra o computador ou na internet. O importante é jogar, pois em cada partida evoluímos um pouquinho. Provavelmente, quem jogar mais xadrez nas férias conseguirá dar uma boa melhorada no seu rating no início do ano que vem…

   Vejo que este ano foi muito produtivo. Primeiro, pelo início da atividade do grupo, algo que sempre é difícil. Segundo, pela manutenção e ampliação do interesse dos alunos no decorrer deste primeiro período. E terceiro, pela visível evolução dos enxadristas, principalmente daqueles de participação mais assídua. Cada enxadrista pode comparar o seu nível atual com o nivel que possuía antes do início dos encontros do grupo.

   No próximo ano, a perspectiva é de ampliar o projeto. Existe a expectativa da construção de uma sala específica para Educação Física no colégio, e a promessa de uso desta sala para os encontros do grupo, além da compra de mais materiais (relógios). Assim que estivermos com esta estrutura, poderemos começar a realizar os tão esperados torneios, e a praticar para competições específicas no âmbito escolar. Outra promessa a ser cumprida em 2011 é a compra, em conjunto, de material enxadrístico para os alunos terem em casa, composto de tabuleiro, peças e no mínimo um livro básico. O enxadrista que tem seu próprio material não restinge a prática do xadrez aos encontros do grupo, pois pode jogar sempre que quiser.

   Espero todos de volta em 2011. Boas férias, Feliz Natal e muitos xeques-mates  para todos vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário